sábado, 10 de agosto de 2019

Um pouco da História de São Lourenço, Diácono e Mártir



SÃO LOURENÇO DIÁCONO E MÁRTIR (Vermelho, Glória, Prefácio dos Mártires – Ofício da Festa)

Antífona de entrada
São Lourenço entregou-se a si mesmo ao serviço da Igreja. foi digno de sofrer o martírio e de subir com alegria para junto do Senhor Jesus.
Oração do Dia
Ó Deus, o vosso diácono Lourenço, inflamado de amor por vós, brilhou pela fidelidade no vosso serviço e pela glória do martírio; concedei-nos amar o que ele amou e praticar o que ensinou. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - 2 Coríntios 9,6-10
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 9 6convém lembrar: "aquele que semeia pouco, pouco ceifará. Aquele que semeia em profusão, em profusão ceifará. 7Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria". 8Poderoso é Deus para cumular-vos com toda a espécie de benefícios, para que tendo sempre e em todas as coisas o necessário, vos sobre ainda muito para toda espécie de boas obras. 9Como está escrito: Espalhou, deu aos pobres, a sua justiça subsiste para sempre. 10Aquele que dá a semente ao semeador e o pão para comer, vos dará rica sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça.

Palavra do Senhor.


Salmo - 111/112
Feliz o homem caridoso e prestativo.

 

Feliz o homem que respeita o Senhor

e que ama com carinho a sua lei!

Sua descendência será forte sobre a terra,

abençoada a geração dos homens retos!

 

Feliz o homem caridoso e prestativo,

que resolve seus negócios com justiça.

Porque jamais vacilará o homem reto,

sua lembrança permanece eternamente!

 

Ele não teme receber notícias más:

confiando em Deus, seu coração está seguro.

Seu coração está tranqüilo e nada teme,

e confusos há de ver seus inimigos.

 

Ele reparte com os pobres os seus bens,

permanece para sempre o bem que fez,

e crescerão a sua glória e seu poder.


Evangelho - João 12,24-26
Aleluia, aleluia, aleluia. 
Aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12). 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 12 24 "Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto. 25Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará".

Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Pai, com bondade, as oferendas que vos apresentamos com alegria na festa do diácono Lourenço e fazei que elas possam servir para a salvação do vosso povo. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Aquele que me serve, diz o Senhor, deve seguir-me. E onde eu estiver estará o meu servido (Jo 12,26).

Depois da Comunhão
Ó Deus, saciados por vossos dons, concedei-nos, ao vos prestar o devido culto na festa de são Lourenço, a graça de crescer na salvação. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho:
(10/08/19 - João 12,24-26) A vida dos mártires nos recorda que o grão se faz fecundo quando é enterrado, desaparece e morre. Ali se desenvolve toda a sua potencialidade, se torna algo grandioso e de utilidade para todos. O grão cumpre a sua finalidade de existência em si mesmo, mas sim na doação total de si para dar a vida a outros grãos. Cristo nos mostra que, ao perder sua vida aos olhos dos homens, na verdade estava nos dando a vida verdadeira. Hoje, como discípulos de Cristo, somos convidados a dar a nossa vida pela transformação do mundo seguindo o seu divino exemplo. Dando a vida o cristianismo se estabeleceu e segue em nossos dias conduzindo muitas almas em direção ao céu. Não tenhamos medo de oferecer a nossa vida na missão que o Senhor nos confiar, no tempo e na história, onde estamos inseridos. Deus abençoe você! #ParoquiaMissionaria #CatolicoOrante #ParoquiaEvangelizadora #Evangelizar #Discipular #Enviar #PalavradoPadre #PlanoMissionarioePastoral
Reflexão por: Pe. João Manoel Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog