terça-feira, 26 de maio de 2015

SOLENIDADE DE PENTECOSTES

 



 PENTECOSTES

                 A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo celebra a Solenidade de Pentecostes. A palavra Pentecostes em sua origem equivale "a cinquenta dias" depois da Festa da Páscoa. Também a Santa Igreja comemora o derramamento do Espirito Santo no inicio da Igreja representada nos apóstolos em todos que estavam reunidos naquele evento descrito pelo autor dos Atos dos apóstolos.
                   Nesta perspectiva de abertura ao Espirito é que somos impelidos pelos textos da Sagrada escritura desta grande solenidade.
               Na primeira leitura tirada dos Atos dos apóstolos (2, 1-11) o autor nos mostra a Igreja realizando a experiencia do Espirito Santo. Também sublinha que é a partir dessa experiencia que a Igreja primitiva origina a sua missão. Como ela, também hoje, somos chamados a realizarmos o nosso encontro com o Espirito Santo, assumindo assim. a nossa missão, testemunhando que o Espirito Santo é o principio da UNIDADE.
                   Na segunda leitura tirada da segunda carta de São Paulo aos Coríntios, destaca-se os dons do Espirito. Estes dons são concedidos para serem vivenciados e colocados a serviço de todos. (cf. 2Cor 12, 7). Tudo provem do mesmo e único Espirito, o qual é a fonte da UNIDADE.
                     No Evangelho narrado por São João, o mesmo, quer nos ajudar a compreender o que se celebra. O Evangelho apresenta Jesus Cristo, o Ressuscitado o qual aparece aos seus discípulos, dando-lhes a paz, a alegria. Em seguida este mesmo Jesus os envia em missão. Mas antes lhes dar a força necessária para seguir em missão, tal força é o Espirito Santo soprado sobre eles. A missão deles é levar uma mensagem nova, uma mensagem de reconciliação, a qual brota do próprio Espirito Santo derramado em seus corações. 
                   Tudo isso que experimentaram os primeiros discípulos, também hoje, cada um de nós somos impelidos a experimentar. Por isso, abramos nossa mente e nosso coração nesta solenidade de pentecostes e experimentemos do derramamento do Espirito Santo assim como experimentaram os primeiros cristãos. Assumamos a nossa missão de levar ao mundo a reconciliação e unidade.       
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog