quarta-feira, 2 de abril de 2014

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Isaías 49, 8-15

     Na primeira leitura o profeta Isaias nos fala do amor de Deus pelo povo eleito. " A caso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, nao me esquecerei de ti." (Is 49, 15).  O Senhor nos ama, mas que nós possamos imaginar. Seu amor não tem limite.

Evangelho: João 5, 17-30

         Hoje no Evangelho segundo São João, Jesus aparece respondendo os judeus após ter curado em dia de Sábado, um doente junto a picina de Betesda. Neste trecho aparece dois pontos importante: Primeiro:  Jesus se posiciona sempre como aquele que vem para realizar a vontade do Pai. " [...não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou". (V. 30). Por isso, Jesus não podia parar de deixar de anunciar o Reino de Deus, nesse reino as pessoas: pobres, coxos, leprosos etc. todos os que são excluídos são acolhidos, todos os homens são até mesmo os ricos. Todos os homens que tem ferida  a sua Dignidade de Filhos de Deus pertencem a esse reino.
           Por isso, o Senhor hoje no Evangelho não é odiado pelos Judeus que não conseguem compreender a sua missão nesta Terra, o seu messianismo.
          Outro ponto relevante é: a intimidade de Jesus Cristo com  o Pai.  Entre eles há uma relação profunda de Amor. Um conhece o Outro, realizam as mesmas obras: " O que o Pai faz, o Filho faz também".(v.19).O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz". (v.20).
          O escritor sagrado quer apontar que é na comunhão entre as duas pessoas trinitárias. Pai e Filho que se realiza a Vontade divina, a Redenção dos Homens a qual já tem seus sinais, as Obras que o Filho faz. Isso não conseguem compreender os judeus, porque ainda estão preso a antigas interpretações, as antigas tradições. Todas essas tradições precisam serem lidas a partir do Cristo para terem valor.
          Quem ama conhece o Outro, não pensa em si mesmo, não vivem para si. O Senhor nos convida a ter essas atitudes, seguindo o seu exemplo.Ele nos amou por primeiro e de forma incondicional. O amor nos faz ser grandes em nossas Obras.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog