sábado, 5 de abril de 2014

Esperirtualidade: O paralitico da maca

             Nos dias 04 e 05 deste Mês ocorreu no Seminário Divino Salvador, Momento de Espiritualidade com o Padre Adalberto Pároco da Cidade de Santa Quitéria, Diocese de Brejo-MA.  Tivemos momentos belicismos dos quais destaca-se: A meditação do Texto de Lc 5,18-25. Num primeiro momento ressalta a cena do paralítico, o qual é levado numa maca por alguns homens, até Jesus. Um detalhe relevante é: havia uma grande multidão que impedia chegar até o Senhor. Aqueles homens tiveram que lançar o paralítico na maca por cima da casa, diz o escritor sagrado: "[... não encontravam jeito de introduzi-lo, por causa da multidão, subiram ao terraço e, através das telhas, desceram-no com a maca no meio dos assistentes, diante de Jesus." (cf. v.19). Em qualquer momento de  nossa História podemos nos encontrar paralisados, enfermo, ou debilitado. Há momentos em nossa existência que não conseguimos nos mover, ir em busca de ajuda. É nessas situações que precisamos de pessoas que leve a nossa maca, que nos leve até aquele que pode nos tirar dessa situação de aprisionamento, de escravidão, de paralisia. Quais paralisia? Que aprisionamentos?  Que escravidão? essas são situações que atormentavam aquele homem.
            O homem que Lucas apresenta é alguém com dois tipos de paralisias:
1. Paralisia física: Ele não consegue caminhar, mais pode falar, ouvir.
2. Tem pecados.
           Também é importante ressaltar um aspecto fundante: a Decisão daquele homem de sair dessa situação que o incomodava, que o atormentava - Talvez ele já não tinha mais esperança de cura, de libertação  a não um tal Jesus de quem tinha ouvido falar: esse tem o poder de libertar, está nesse momento curando em certo lugar muita gente, pois muita gente tem sido curada de lepra, recuperado a vista, expulso demônios... Por isso vou lar vê-lo eu seu que Ele pode me levantar dessa maca, mas sei também que pode fazer mais do que isso. Pode curar minha alma, pode me perdoar meus pecados- Ver-se uma grande fé, uma confiança depositada do homem paralítico, ele tinha já ouvida falar de Jesus através de seus feitos, "sinais". Mas também percebe-se uma grande fé daqueles que o carregavam. Diz o escritor sagrado: "Vendo-lhes a fé, ele disso: " Homem, teus pecados estão perdoados".  É a fé deles estupenda, o Senhor Jesus sente-se comovido e perdoa aquele homem. Para recebermos a graça divina revelada por nosso Redentor é imprescindível a fé. Isso pode-se constatar em outros relatos dos milagres realizados pelo Senhor. Porém esse trecho citado acima foi muito oportuno no momento de Espiritualidade. Nele percebemos o amor misericordioso de Deus por nós. Esse amor que nos perdoa sempre, mesmo quando estamos estamos numa maca.
         assim, somos esse paralítico que necessita de cura, de ser libertados daquelas situações de aprisionamentos: os nossos pecados. Mas também precisamos ter a decisão de querer sair, romper com aquela realidade que nos aprisiona. Não podemos fazer aliança com o pecado. Precisamos tentar, querer, tem fé no Amor Misericordioso do Senhor. E também pedir ajuda, ou Melhor aceitar ser ajudado. Pedir alguém que leve a nossa maca até Jesus, nosso Redentor.     
              

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog