Primeira leitura
Da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios
2,1-16
1Irmãos,
quando fui à vossa cidade anunciar-vos o mistério de Deus, não
recorri a uma linguagem elevada ou ao prestígio da sabedoria humana.
2Pois, entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.
3 Aliás, eu estive junto de vós, com fraqueza e receio, e muito tremor.
4Também a minha palavra e a
minha pregação não tinham nada dos discursos persuasivos da sabedoria,
mas eram uma demonstração do poder do Espírito,
5para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens.
6Entre
os perfeitos nós falamos de sabedoria, não da sabedoria deste mundo,
nem da sabedoria dos poderosos deste mundo, que, afinal, estão votados à
destruição.
7Falamos, sim, da
misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida, que, desde a
eternidade, Deus destinou para nossa glória.
8Nenhum dos poderosos deste
mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não
teriam crucificado o Senhor da glória.
9Mas, como está escrito,
"o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais
viram, nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu".
10A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus.
11Quem dentre os homens
conhece o que se passa no homem senão o espírito do homem que está nele?
Assim também, ninguém conhece o que existe em Deus, a não ser o
Espírito de Deus.
12Nós não recebemos o
espírito do mundo, mas recebemos o Espírito que vem de Deus, para que
conheçamos os dons da graça que Deus nos concedeu.
13Desses
dons também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana,
mas com a sabedoria aprendida do Espírito: assim, ajustamos uma
linguagem espiritual às realidades espirituais.
14O homem psíquico - o que
fica no nível , de suas capacidades naturais - não aceita o que é do
Espírito de Deus: pois isso lhe parece uma insensatez. Ele não é capaz
de conhecer o que vem do Espírito, porque tudo isso só pode ser julgado
com a ajuda do mesmo Espírito.
15Ao contrário, o homem espiritual - enriquecido com o dom do Espírito - julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.
16Com efeito, quem conheceu o pensamento do Senhor, de maneira a poder aconselhá-lo? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.
Responsório Cf. Ef 1,17.18; ICor 2,12a
R. O Deus do Senhor nosso, Jesus Cristo,
o Pai da glória vos conceda o Espírito
que nós dá sabedoria e revelação
para podermos realmente conhecê-lo,
e ilumine nosso olhar do coração,
* A fim de compreendermos a esperança,
que a vocação, à qual nos chama, em si contém,
e a riqueza da herança de sua glória
por ele reservada para os santos.
V. Não recebemos o espírito deste mundo,
mas, ao contrário, o Espírito de Deus. * A fim.
Segunda leitura
Das Cartas de Santo Atanásio, bispo
(Ep. l ad Serapionem, 28-30: PG 26,594-595.599) (Séc. IV)
Luz, esplendor e graça na Trindade e da Trindade
Não
devemos perder de vista a tradição, a doutrina e a fé da Igreja
católica, tal como o Senhor ensinou, tal como os apóstolos pregaram e
os Santos Padres transmitiram. De fato, a tradição constitui o alicerce
da Igreja, e todo aquele que dela se afasta deixa de ser cristão e não
merece mais usar este nome.
Ora, a
nossa fé é esta: cremos na Trindade santa e perfeita, que é o Pai, o
Filho e o Espírito Santo; nela não há mistura alguma de elemento
estranho; não se compõe de Criador e criatura; mas toda ela é potência e
força operativa; uma só é a sua natureza, uma só é a sua eficiência e
ação. O Pai cria todas as coisas por meio do Verbo, no Espírito Santo; e
deste modo, se afirma a unidade da Santíssima Trindade. Por isso,
proclama-se na Igreja um só Deus,
que reina sobre tudo, age em tudo e permanece em todas as coisas (cf. Ef 4,6).
Reina sobre tudo como Pai, princípio e origem; age em tudo, isto é, por meio do Verbo;
e permanece em todas as coisas no Espírito Santo.
São
Paulo, escrevendo aos coríntios acerca dos dons espirituais, tudo
refere a Deus Pai como princípio de todas as coisas, dizendo:
Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade
de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas
um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos (lCor 12,4-6).
Os
dons que o Espírito distribui a cada um vêm do Pai por meio do Verbo.
De fato, tudo o que é do Pai é do Filho; por conseguinte, as graças
concedidas pelo Filho, no Espírito Santo, são dons do Pai. Igualmente,
quando o Espírito está em nós, está em nós o Verbo, de quem recebemos o
Espírito; e, como o Verbo, está também o Pai. Assim se cumpre o que
diz a Escritura: Eu e o Pai viremos a ele e nele faremos a nossa morada
(Jo 14,23). Pois onde está a luz, aí também está o esplendor da luz; e
onde está o esplendor, aí também está a sua graça eficiente e
esplendorosa.
São Paulo nos ensina tudo isto na segunda Carta aos coríntios, com as seguintes palavras:
A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós
(2Cor 13,13). Com efeito, toda a graça que nos é dada em nome da
Santíssima Trindade, vem do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Assim
como toda a graça nos vem do Pai por meio do Filho, assim também não
podemos receber nenhuma graça senão no Espírito Santo. Realmente,
participantes do Espírito Santo, possuímos o amor do Pai, a graça do
Filho e a comunhão do mesmo Espírito.
Responsório Cf. Te Deum; Dn 3,56.52
R. Bendigamos ao Pai e ao Filho;
bendigamos ao Espírito Santo.
* E louvemos a Deus para sempre,
V. Sede bendito no celeste firmamento,
a vós louvor, honra e glória eternamente!
* E louvemos.
HINO TE DEUM (A VÓS, Ó DEUS, LOUVAMOS)
A vós, ó Deus, louvamos,a vós, Senhor, cantamos.A vós, Eterno Pai,adora toda a terra.A vós cantam os anjos,os céus e seus poderes:Sois Santo, Santo, Santo,Senhor, Deus do universo!Proclamam céus e terraa vossa imensa glória.A vós celebra o coroglorioso dos Apóstolos,Vos louva dos Profetasa nobre multidãoe o luminoso exércitodos vossos santos Mártires.A vós por toda a terraproclama a Santa Igreja,ó Pai onipotente,de imensa majestade,e adora juntamenteo vosso Filho único,Deus vivo e verdadeiro,e ao vosso Santo Espírito.Ó Cristo, Rei da glória,do Pai eterno Filho,nascestes duma Virgem,a fim de nos salvar.Sofrendo vós a morte,da morte triunfastes,abrindo aos que têm fédos céus o reino eterno.Sentastes à direitade Deus, do Pai na glória.Nós cremos que de novovireis como juiz.Portanto, vos pedimos:salvai os vossos servos,que vós, Senhor, remistescom sangue precioso.Fazei-nos ser contados,Senhor, vos suplicamos,em meio a vossos santosna vossa eterna glória.
(A parte que se segue pode ser omitida, se for oportuno).
Salvai o vosso povo.Senhor, abençoai-o.Regei-nos e guardai-nosaté a vida eterna.Senhor, em cada dia,fiéis, vos bendizemos,louvamos vosso nomeagora e pelos séculos.Dignai-vos, neste dia,guardar-nos do pecado.Senhor, tende piedadede nós, que a vós clamamos.Que desça sobre nós,Senhor, a vossa graça,porque em vós pusemosa nossa confiança.Fazei que eu, para sempre,não seja envergonhado:Em vós, Senhor, confio,sois vós minha esperança!
Oração
Ó Deus, nosso
Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito santificador,
revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que, professando a
verdadeira fé, reconheçamos a gloriada Trindade e adoremos a Unidade
onipotente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do
Espírito Santo.
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